CONHEÇA MAIS DETALHES INTERESSANTES SOBRE Elaboração de ltcat
Para se elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), hoje substituído pelo Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO), faz-se necessário uma experiente equipe de profissionais integrante da área de Segurança e Saúde Ocupacional - SSO. Estes profissionais deverão estudar meticulosamente todas as atividades realizadas na organização e cada um dos processos a fim de se identificar riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e ou de acidentes). A identificação destes riscos, devem ser mensuradas e confrontadas com os limites dispostos na Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15 - Atividades e Operações Insalubres). Quando tais limites não são integrantes desta normativa, utiliza-se os parâmetros da ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienists - Conferência Governamental Americana de Higienistas Industriais). Quanto aos riscos ergonômicos e de acidentes de trabalho (riscos mecânicos), as demais normas aplicáveis a realidade e processo de cada instituição deve ser avaliada quanto a aplicabilidade.
Algumas empresas também tratam da construção de laudos de mensuração dos agentes ambientais (LTCAT) para alimentação de seu próprio sistema de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, buscando na Smart Consultoria medições confiáveis por profissionais qualificados e instrumentos modernos e calibrados através de padrões rastreáveis ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia). Cabendo a estas a construção e alimentação de seu próprio sistema ou, a nossa expertise em designar profissional com o cabedal necessário de conhecimento e habilidade à esta empreitada. A orientação adequada e a transparência em todo o processo de coleta de dados, tratativa destes quanto a análise e conclusões são totalmente disponíveis ao acompanhamento das empresas.
Com os renomados e experientes profissionais integrantes da Smart Consultoria em SSMA as empresas contratantes disporão de um alto padrão de avaliações e serviços capazes de alavancar o Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho. A responsável aplicação e desenvolvimento de um Programa de Gerenciamento de Riscos Operacionais colocará a contratante em padrão diferenciado no mercado frente as demais concorrentes, uma vez que o investimento necessário disposto em um Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional reduz sensivelmente os gastos com acidentes, incidentes e quase acidentes. Blinda a empresa quanto a futuras questões judiciais. Aumenta a produtividade e confiança do pessoal. Além de tantos outros benefícios.