Para você que busca por segurança na operação de unidades de processo, ache a empresa ideal para seu negócio. Faça uma cotação hoje e conheça a líder em qualidade.
Sim, você está no lugar certo! Quando o tema é segurança na operação de unidades de processo aqui com a gente da Smart Consultoria em SSMA você irá encontrar proteção com soluções para questões relativas ao meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.
ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE UNIDADES DE PROCESSO
A segurança na operação de Caldeiras e Vasos de Pressão como conhecemos hoje teve origem há mais de 100 anos atrás enquanto que o uso propriamente dito de equipamentos pressurizados e geração de vapor remota de períodos antes de Cristo.
No século II a.C. o matemático, inventor, físico, escritor, engenheiro, Heron de Alexandria foi o responsável pela criação de um mecanismo para provar a pressão do ar sobre os corpo nomeando-o de eolípila. Esse dispositivo consistia em uma esfera oca acoplada a um reservatório fechado com água que, ao ser aquecida, evaporava e esse vapor era direcionado para a esfera que possuía dois tubos curvados em direções distintas por onde o vapor saia para a atmosfera. Ao sair por esses tubos curvados o vapor gerava uma força resultante capaz de girar a esfera em torno do seu eixo.
Esse equipamento entrou para a história como o primeiro motor a vapor documentado, porém, Heron de Alexandria não deu seguimento aos seus estudos a respeito da temática. Entretanto, nomes como Denis Papin na França, James Watt na Escócia, Wicox nos EUA, dentre muitos outros intelectuais, foram responsáveis, ao logo dos anos, pelo avanço dos estudos na área e desenvolvimentos e aprimoramento de novas tecnologias que serviram de base para os equipamentos atualmente utilizados no mercado industrial.
Com o avanço industrial e a ampla utilização de equipamentos pressurizados houve um grande aumento no número de acidentes de trabalho devido a precariedade tanto das condições de trabalho muitas vezes observadas quanto a ausência de procedimentos e dispositivos de segurança falta de normatização dos processos construtivos de tais equipamentos. A explosão de uma caldeira ocorrida no ano de 1905, em Massachusetts (USA) teve como resultado a morte de 58 pessoas e serviu como alerta quanto a necessidade da criação de normas mais rígidas para a projeto, construção, instalação, inspeção, manutenção e operação de equipamentos pressurizados.
Nesse sentido, em 1908, foi criado o primeiro código estadual Norte-Americano de projeto de fabricação de caldeiras e muito se avançou nesse cenário como, por exemplo, com a Aprovação da Seção I do BPVC - Boiler and Pressure Vessels Code em 1914 e o The National Boar of Boiler and Pressure Vessel Inspectors em 1919. No Brasil apenas em 1978 é publicada a Portaria GM 3.214 de 1978 contendo a primeira redação da NR 13. Esta Norma NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Com a Smart Consultoria em SSMA você terá a sua disposição uma qualificada equipe de Engenheiros Mecânicos com amplo domínio e conhecimento na área de forma a proporcionar a seus clientes serviços de consultoria customizados às necessidades específicas dos mais variados seguimentos econômicos. Dentre o hall de serviços ofertados destaca-se, principalmente, Treinamentos de formação e reciclagem de Segurança na Operação de Caldeiras e segurança na operação de unidades de processo, bem como a Prática Profissional Supervisionada, tanto para Caldeiras quanto para Vasos de Pressão e Auditorias de Conformidade e adequação à NR 13. Contate-nos e solicite um orçamento.