CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE LAUDO PPR
Para se conseguir implantar um bom Programa de Proteção Respiratória – PPR a Smart Consultoria faz uma pormenorizada avaliação das condições do ambiente de trabalho através de Laudo Técnico Específico, onde medições quantitativas são realizadas através do uso de equipamento específico, calibrado e rastreado a fim de garantir credibilidade e transparência em todas as ações necessárias tomadas. Após as avaliações, estudos de proteções coletivas, medidas administrativas, mudança de produto ou de processo, são consideradas anteriormente à implantação de um respirador para o trabalhador.
O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT revela a necessidade ou não do uso de Peça Facial (respirador). Tem como objetivo explorar se há exposição por inalação de substâncias perigosas a saúde do trabalhador ou ainda deficiência no fornecimento de oxigênio. Como último recurso na hierarquia relativas as medidas de controle adotadas, recomenda-se o uso de respirador nas seguintes condições:
- as demais medidas de controle já foram adotadas, mas a exposição à inalação ainda não se revela adequadamente controlada;
- a exposição por inalação excede os limites e medidas de exposição;
- os sistemas de controle necessários estão sendo implementados;
- a exposição por inalação é ocasional e de curta duração;
- quando da possibilidade, mesmo que pontual, de se obter atmosfera Imediatamente Perigosa a Vida ou a Saúde IPVA;
- quando impraticável a implementação de medidas permanentes de controle
- em situações pontuais de manutenção, emergência, fuga e salvamento.