Para você que busca por segurança na operação de guindaste, surpreenda-se no website da Smart Consultoria em SSMA. Cote agora e ache a melhor referência em qualidade do mercado.
ENTENDA MELHOR OS DETALHES SOBRE Segurança na operação de guindaste
Um guindaste é um equipamento utilizado no transporte vertical de materiais pesados e é um dos equipamentos enquadrados na NR, denominada Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, com publicação dada pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Esta NR é destinada a estabelecer requisitos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras bem como equipamentos utilizados na movimentação de materiais, como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos.
Outra norma relevante no quesito segurança na operação de guindastes é a NR 18 Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, com publicação dada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, cujo objetivo é estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
Dentre os vários requisitos normativos apresentados por esta NR quanto às condições de segurança para a operação desses equipamentos se encontram aqueles referentes à capacitação profissional dos trabalhadores que desempenham suas funções com auxílio de um guindaste.
O treinamento de segurança na operação de guindaste tem por objetivo fornecer aos operadores o conhecimento mínimo necessário para a correta e segura forma de utilização desses equipamentos. O curso conta com uma carga horária destinada à explanação de conteúdos teóricos contemplando tópicos como, por exemplo, tipos e modelos e princípio de funcionamento, práticas seguras na operação com ênfase nas recomendações a serem seguidas e comportamentos que devem ser evitados além procedimentos a adotar em casos de emergência. Já a carga horária prática é composta por uma série de manobras e procedimentos a serem seguidos pelos operadores de forma que o instrutor possa orientar quanto ao correto uso do equipamento além de avaliar a habilidade e domínio do equipamento apresentado pelo funcionário durante o processo.
TREINAMENTO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE GUINDASTE
CARGA HORÁRIA:
- 120 horas para treinamento de formação, sendo 40 horas teóricas e 80 horas práticas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Operação e inspeção diária do equipamento
- Atuação dos dispositivos de segurança
- Sinalização manual e por comunicação via rádio
- Isolamento de áreas sob cargas suspensas
- Amarração de cargas
- Identificação visual de danos em polias, ganchos, cabos de aço e cintas sintéticas
- Prevenção de acidentes
- Cuidados com linhas de alta tensão próximas
- Fundamentos da NR-35 que trata de trabalho em altura
- As demais normas de segurança vigentes
- Leitura e interpretação de plano de içamento
- Condições que afetam a capacidade de carga da máquina, em especial quanto ao nivelamento, características da superfície sob a máquina, carga dinâmica e vento