Se procura por segurança na operação de empilhadeira, ache a empresa ideal para seu negócio. Cote agora e ache a melhor referência em qualidade do mercado.
ENTENDA MELHOR OS DETALHES SOBRE Segurança na operação de empilhadeira
A NR 11, denominada Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, com publicação dada pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, é uma norma destinada a estabelecer requisitos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras bem como equipamentos utilizados na movimentação de materiais, como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos.
Todos os trabalhadores que executam suas atividades por meio da operação de equipamentos de transporte motorizado deverão ser treinados e habilitados, e só poderão operar/dirigir o equipamento durante o horário de trabalho portando um cartão de identificação, com validade de um ano, com o nome e fotografia, em lugar visível.
Tais recomendações são aplicadas nas operações de transporte e armazenagem de matérias com auxílio de empilhadeiras. O treinamento de segurança na operação desses equipamentos tem por objetivo fornecer aos operadores o conhecimento mínimo necessário para a correta e segura forma de utilização desses equipamentos. O curso conta com uma carga horária destinada à explanação de conteúdos teóricos contemplando tópicos como, por exemplo, tipos e modelos e princípio de funcionamento, práticas seguras na operação com ênfase nas recomendações a serem seguidas e comportamentos que devem ser evitados além procedimentos a adotar em casos de emergência. Já a carga horária prática é composta por uma série de manobras e procedimentos a serem seguidos pelos operadores de forma que o instrutor possa orientar quanto ao correto uso do equipamento além de avaliar a habilidade e domínio do equipamento apresentado pelo funcionário durante o processo.
TREINAMENTO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE EMPILHADEIRAS:
CARGA HORÁRIA:
- 16 horas para treinamento de formação e 8 horas para treinamento de reciclagem
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução
- Normas regulamentadoras legislação de segurança e saúde no trabalho
- O perfil do operador de Máquinas
- Responsabilidades do Operador, conforme CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) M.T.E.
- História da empilhadeira
- O que é uma empilhadeira
- Tipos de empilhadeiras
- Empilhadeira: características e definições
- Princípio de equilíbrio
- Centro de gravidade
- Dispositivos de segurança
- Instrumentos, Interruptores, Alavancas e Comandos
- Princípio de funcionamento do sistema de: arrefecimento, alimentação de combustível, lubrificação, elétrico, hidráulico, transmissão e freios
- Checklist e Inspeção diária
- Inspeção visual dos níveis de óleo, água e painel de instrumentos;
- Área de operação da empilhadeira
- Riscos inerentes à atividade
- Operação segura de empilhadeiras (carga, descarga e empilhamento)
- Manutenções e inspeções
- Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações
- Segurança para operador de empilhadeira
- Acidentes típicos com empilhadeiras
- Situações de emergência