Se procura por segurança na operação de transpaleteiras, ache a empresa ideal para seu negócio. Faça uma cotação hoje e conheça a líder em qualidade.
É exatamente isso! Quando o quesito é segurança na operação de transpaleteiras aqui com os melhores profissionais da Smart Consultoria em SSMA você irá encontrar ótima qualidade com pagamento acessível.
CONHEÇA MAIS DETALHES INTERESSANTES SOBRE Segurança na operação de transpaleteiras
A NR 11, denominada Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, com publicação dada pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, é uma norma destinada a estabelecer requisitos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras bem como equipamentos utilizados na movimentação de materiais, como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos.
Todos os trabalhadores que executam suas atividades por meio da operação de equipamentos de transporte motorizado deverão ser treinados e habilitados, e só poderão operar/dirigir o equipamento durante o horário de trabalho portando um cartão de identificação, com validade de um ano, com o nome e fotografia, em lugar visível.
O treinamento de segurança na operação de transpaleteira tem por objetivo fornecer aos operadores o conhecimento mínimo necessário para a correta e segura forma de utilização desses equipamentos. O curso conta com uma carga horária destinada à explanação de conteúdos teóricos contemplando tópicos como, por exemplo, tipos e modelos e princípio de funcionamento, práticas seguras na operação com ênfase nas recomendações a serem seguidas e comportamentos que devem ser evitados além procedimentos a adotar em casos de emergência. Já a carga horária prática é composta por uma série de manobras e procedimentos a serem seguidos pelos operadores de forma que o instrutor possa orientar quanto ao correto uso do equipamento além de avaliar a habilidade e domínio do equipamento apresentado pelo funcionário durante o processo.
TREINAMENTO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE TRANSPALETEIRA
CARGA HORÁRIA:
- 16 horas para treinamento de formação e 8 horas para treinamento de reciclagem
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução
- Normas regulamentadoras legislação de segurança e saúde no trabalho
- O perfil do operador de Máquinas
- Responsabilidades do Operador, conforme CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) M.T.E.
- História da transpaleteira
- O que é uma transpaleteira
- Tipos de transpaleteira
- Transpaleteira: características e definições
- Princípio de equilíbrio
- Centro de gravidade
- Dispositivos de segurança
- Instrumentos, Interruptores, Alavancas e Comandos
- Princípio de funcionamento do sistema de: arrefecimento, alimentação de combustível, lubrificação, elétrico, hidráulico, transmissão e freios
- Checklist e Inspeção diária
- Inspeção visual dos níveis de óleo, água e painel de instrumentos
- Área de operação da transpaleteira
- Riscos inerentes à atividade
- Operação segura de transpaleteira
- Manutenções e inspeções
- Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações
- Segurança para operador de transpaleteira
- Acidentes típicos com transpaleteira
- Situações de emergência